Encontro com o Comandante da Força de Paz da ONU na RDC
CONGO-RDC: No dia 28 de fevereiro, o diretor executivo da Gingando pela Paz, Flávio Saudade, se reuniu com o General Ricardo Costa Neves, Comandante da Missão das Nações Unidas para a Estabilização da República Democrática do Congo (MONUSCO).
O encontro teve como objetivo apresentar o projeto que irá instalar o primeiro Centro de Formação para a Capoeira Social da Gingando pela Paz no continente africano. A colaboração com a MONUSCO, assim como outras agências das Nações Unidas e ONGs (nacionais e internacionais) permitirá reforçar a formação dos jovens e ampliar a utilização da Capoeira Social na RDC.
O projeto, que já está em andamento, conta com o apoio da Associação Mundial dos Amigos da Infância, a AMADE, e é uma resposta à demanda gerada pelos resultados do programa Capoeira pour la Paix, iniciativa da Embaixada do Brasil, da AMADE e UNICEF, que, em 2014, integrou a Capoeira Social nas ações de reintegração de crianças utilizadas por grupos armados na RDC.
O programa, que contou com a coordenação pedagógica da Gingando, já atendeu mais de 6.000 crianças, entre meninos e meninas.
Após mais de 10 anos de experiência na utilização da Capoeira em zonas de conflito a Gingando, com o apoio da AMADE, se lança em mais este desafio, promovendo sempre a Capoeira como grande aliada na promoção e defesa dos direitos humanos e da cultura de paz.