GINGANDO PELA PAZ
Capoeira como Tecnologia Social para a proteção de crianças em vulnerabilidade
Brasil | Haiti | RD-Congo | França
A Gingando pela Paz é uma organização que utiliza a Capoeira como tecnologia social em programas voltados para a proteção de crianças afetadas pela violência armada, em países como Brasil, Haiti, República Democrática do Congo e França.
Sobre nós
Lançado inicialmente como projeto em 2003 para apoiar iniciativas de Capoeira em comunidades desfavorecidas do Rio de Janeiro, o Gingando pela Paz rompeu fronteiras e pouco depois desembarcou no Haiti, onde foi integrado em um programa da ONG Viva Rio no ano de 2008 voltado para a reintegração de crianças utilizadas por gangues da capital.
Em mais de 10 anos de atuação, o Gingando pela Paz desenvolveu uma metodologia própria que alia a cultura, o esporte e a formação para a cidadania. Com base nessa metodologia, o Gingando já atendeu, somente no Haiti, mais de 2.000 pessoas, entre crianças, jovens e adultos.
Valorizando o papel da Capoeira como uma instituição que está a serviço da proteção e promoção dos Direitos Humanos, no Haiti o Gingando pela Paz estabeleceu parcerias com ONGs internacionais e locais junto com a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH), além de autoridades e associações locais da sociedade civil.
Desde 2014, o Gingando participa das ações do programa Capoeira pour la Paix na República Democrática do Congo. Esta é uma iniciativa da Embaixada do Brasil e de gestão do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que utiliza a Capoeira no processo de desmobilização de crianças utilizadas por grupos e forças armados.
Registrado como ONG em novembro de 2018, o Gingando segue com a missão de atuar na formação de cidadãos conscientes do seu valor, direitos, deveres e responsabilidades para a construção de uma sociedade livre de violências.
Metodologia
Nascida da experiência de mais de 10 anos na utilização da Capoeira em programas de reinserção social com crianças atingidas por conflitos armados, a metodologia está baseada na estratégia de intervenção e no modelo de desenvolvimento pessoal. Ambos têm a criança nos centros das ações, a principal autora da transformação..
Família, Capoeira e Comunidade
Os pilares Família, Capoeira e Comunidade, representada por instituições de ensino, religiosas, centros de saúde, entre outros, fazem menção à base do principal movimento da Capoeira: a Ginga.
A cooperação entre eles objetiva fortalecer o campo de proteção da criança, afim de reduzir a sua exposição às ameaças que possam pôr em risco a sua integridade física e psicológica e garantir o acesso às informações que contribuirão para que ela se torne a autora da sua própria transformação.
Chamada de roda da vida, a estratégia de desenvolvimento pessoal do Gingando possui 4 etapas: pessoal, social, comunitário e global.
Com base na simbologia da volta do mundo, fundamento que na Capoeira simboliza, dentre outras coisas, a mudança e a renovação, ela foi concebida para oferecer ao educador uma observação mais criteriosa sobre a criança, favorecendo um melhor planejamento de atividades que respondam às suas necessidades.
Assim como na Capoeira as etapas comunicam entre si e estão em constante movimento, sempre abertas para mudanças.
aquilo que nos define
Gingando nos números
Depoimentos
"Antes as coisas eram difíceis para mim, eu não sabia me controlar. As pessoas falavam comigo e eu não sabia controlar as minhas emoções. Capoeira é uma boa ferramenta para mim e com ela eu posso mudar a minha vida."
Kevenson Magloire (Lustrado)
Monitor e Jovem Líder"Muita coisa mudou em mim. Antes eu era muito nervosa, mas agora eu tenho mais esperança. Acredito que amanhã, com a Capoeira, eu possa ajudar crianças de rua com mais educação. Sinto que elas precisam disso."
Kobi Kenchelle (Iguana)
Monitora e Jovem Líder"O que eu aprendo na Capoeira nenhuma escola pode ensinar. Ela me diz como viver bem, com irmãos e irmãs. Me ajuda a desenvolver as minhas capacidades. Hoje eu estou na escola graças a Capoeira."
Rosedarline Revolus (Alecrim)
Assistente"Hoje eu tenho um espírito de paz, um engajamento de líder. A Capoeira é uma das melhores formas de formação de jovens, para que eles saiam da situação de vítimas de violência."
Rodney Jean Marc (Corsário)
Monitor e Jovem Líder"A Capoeira pra mim é um grande presente. Hoje estou em formação para monitor e isso me ajuda a me tornar um educador social. Esse é o meu sonho agora."
Michel Dovick (Buscapé)
Monitor e Jovem Líder"Um dia eu estava fazendo muita bagunça e alguém falou: “Você precisa ir para a Capoeira”. A Capoeira mudou a minha vida porque eu passava muito tempo na rua, não tinha hora para voltar para casa e não podia ir para a escola."
Tony Mercier (Cambaxirra)
Jovem LíderPrêmios
Cultura e Esporte, no Fórum EducaSport Monde Agence pour l’Éducation par le Sport, France
Menção honrosa na Categoria Atividade Física Organização Panamericana de Saúde e EMBARQ
Responsabilidade Social
Apoie a Gingando pela Paz
A Gingando pela Paz acredita que uma sociedade livre de violências é possível e que cada um pode e deve fazer a sua parte! A Gingando pela Paz acredita que a paz deve ser cantada, dançada, brincada e que a cultura e o esporte são ferramentas fundamentais para a transformação. Seja você também um Amigo do Gingando.
Cidadania
Voluntariado
Realizado através do trabalho voluntário, é o conjunto de ações de interesse social e comunitário em que toda a atividade desempenhada reverte-se a favor do serviço e do trabalho com objetivos de escolaridade, cívica, científicos, recreativos, culturais etc. É feito sem recebimento de qualquer remuneração ou lucro. É uma profissão de prestígio social, visto que o voluntário ajuda quem precisa, contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário.